Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Reflexologia do Pé.


Reflexologia
A Reflexologia consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Esses pontos possuem ligações com os nossos órgãos e por esse motivo, geram resultados, curas e prevenções de doenças que estão relacionadas a eles.
Como isso acontece? É que a medicina chinesa acredita que todo o nosso organismo está interligado através dos "chis", que são canais de circulação da energia vital do organismo. Logo, uma massagem no ponto certo do pé, milimetricamente ligado ao canal que reflete a pressão no rim, por exemplo, faz com que o resultado seja o mesmo do que o de uma intervenção no órgão.
Já se sabe que, há milénios, povos como o do Antigo Egipto utilizavam a massagem nos pés com o objectivo de recuperar a saúde, como também os chineses, índios americanos e outros mais.Com o passar do tempo, a eficácia desta prática serviu de estímulo a vários pesquisadores em compreender a Reflexologia sob um ponto de vista Ocidental.No Ocidente, ainda no início do século, o Dr. William Fitzgerald, médico em Londres, descobriu que o corpo possui 10 zonas de energia (meridianos) que partem da coroa da cabeça e vão até as extremidades dos dedos dos pés e das mãos, sistematizando dez zonas energéticas e considerando, inclusive, os respectivos órgãos contidos nestas zonas.Mais tarde, a massagista Eunice Inghan (1930), Nova York, desenvolveu um tipo de massagem com pressões puntiformes sobre os pés.
De acordo com o princípio de que a parte contém o todo, ao observar os pés (planta, dorso e 10 cm sobre o tornozelo) e as suas zonas energéticas, foi possível projectar de modo análogo, sobre eles, todo o corpo e determinar assim a área reflexa de cada órgão, glândula etc.Através do exame visual e do táctil do pé é possível identificar as áreas onde se produz um processo energético alterado, ou melhor, onde há indícios de excesso ou deficiência de energia e definir desta maneira o procedimento terapêutico que deverá estimular o organismo a utilizar a sua força curativa de modo adequado.
Esta terapia possui também um carácter preventivo, já que se pode detectar no pés, por considerá-lo um lugar de alarme, um desequilíbrio energético antes de que surjam os primeiros sintomas de uma determinada enfermidade.Muitas problemas de saúde resultam da tensão emocional vivida pelo homem de hoje e dos seus hábitos prejudiciais, como a alimentação incorrecta, à pressão sofrida pelo meio em que vive, aos acontecimentos traumáticos e até mesmo aos seus sapatos (verdadeiras caixas demasiadamente ajustadas que impossibilitam o movimento livre dos pés e que pressionam as áreas reflexas, inadequadamente) etc.
O estado de tensão duradouro ou súbito e intenso (como a perda de um ser querido, por exemplo) pode resultar em novas pautas de comportamento na tentativa do indivíduo de adaptar-se às novas circunstâncias. Quando estas experiências não são intimamente superadas, o que poderia ser um desequilíbrio energético momentâneo pode tornar-se crónico ao longo de alguns meses ou anos e resultar desta maneira em diversas enfermidades.Ataques intensivos de medo, por exemplo, segundo Avi Grinberg, fundador do Centro de Estudos Alternativos de Haifa, Israel, pode criar um desequilíbrio tal que, com o tempo, poderá interferir no corpo físico, neste caso, no pâncreas e, mais tarde, favorecer ao surgimento da diabetes.
Alguns reflexologistas, como por exemplo Josefina Miralles, Espanha, acrescenta ainda a importância de que o enfermo se submeta, sob a orientação do seu médico, a uma nova análise de sangue ao término da segunda ou terceira sessão de Reflexologia, a fim de que se comprove uma sensível melhora.Além das mãos do terapeuta que são as suas mais importantes ferramentas de trabalho pois massajará metodicamente os pés do seu paciente, gosto de acrescentar que a comunicação entre paciente/terapeuta enriquece as sessões de maneira incomensurável já que se pode fazer um "intercambio" informações muito importantes para o tratamento.
É importante frisar que esta terapia trata do indivíduo na sua totalidade (corpo e mente) e que, consequentemente, conquista o alívio de sintomas diversos como dores em geral, problemas alérgicos, circulatórios, digestivos, sexuais, os de ordem emocional (ansiedade, stress, depressão, por exemplo), os relacionados à menopausa e outros.Para os atletas, a Reflexologia permite o alívio da ansiedade, resultando em maior força física e melhor equilíbrio, (factores estes muito importantes nas práticas competitivas), auxilia o corpo a recuperar-se dos desgastes musculares, além de aliviar a tensão acumulada ao final de cada conquista.
No que se refere à pele, sob o ponto de vista estético, observa-se ao término de cada sessão um alívio das olheiras e bolsas abaixo dos olhos, o desaparecimento dos sinais de cansaço e das rugas de expressão, diminuição da queda de cabelo e o resplandecer da pele e, com a continuidade do tratamento, contribui à diminuição da celulite e à perda de peso.Dos muitos pesquisadores envolvidos com a Reflexologia, o Dr. Pavlov, célebre fisiólogo russo, foi o primeiro a introduzir o conceito de "reacção global do organismo" diante da resposta a determinados estímulos externos ou internos através do Sistema Nervoso Central.Outros médicos, a medida que pesquisavam, também concluíram que as relações entre a superfície e o interior do organismo se produziam em ambas as direcções, quer dizer, do exterior ao interior e vice-versa.O inglês Dr. Head e o médico canadense Dr. Mackenzie observaram também que, com frequência, se produziam reacções em zonas vizinhas ao correspondente segmento, e explicavam o facto com a participação do Sistema Nervoso Vegetativo através de suas fibras nervosas na transmissão de estímulos cuti-viscerais.
Apesar da não comprovação destes efeitos por parte da Medicina Tradicional, no que se refere a Reflexologia, os efeitos podem ser observados por aqueles que se submetem à esta terapia.Segundo Frederic Viñas, médico e pioneiro da Reflexologia na Espanha, é o sistema nervoso, como órgão de comunicação, coordenação e regularização das diferentes estruturas e funções do organismo, que permite a aparição de múltiplas reacções reflexas em nosso corpo.Ou seja, poderíamos comparar o Sistema Nervoso à rede eléctrica de uma casa já que o seu bom estado é fundamental a um perfeito funcionamento de todo o corpo.A Reflexologia dos Pés pode provocar, com o estímulo das áreas que indicam um desequilíbrio energético, entre outras, reacções com sintomas típicos, como um indicativo de que o organismo utiliza sua energia vital para resistir e livrar-se dos seus padecimentos.Estas respostas desejáveis podem servir-se de vários órgãos na tentativa do organismo de eliminar toxinas. Com frequência ocorrem as seguintes reacções: processos de eliminação, cansaço relaxante, sono reparador, suor mais intenso, etc.Estas reacções são passageiras e significam que o processo de melhoria da saúde já foi iniciado, ou seja, que o organismo responde aos estímulos e começa a combater a enfermidade.Como é possível observar, podemos encontrar na Reflexologia um tratamento simples, confortável, eficaz e 100% natural de reconquistar, gradativamente, o bem-estar físico e mental há muito tempo esquecido.

Fonte da Pesquisae Imagem
http://joelestevesterapeuta.blogspot.com/

Aromaterapia :óleos essenciais



  • Não se deve pensar que a Aromaterapia não apresenta contra-indicações. Devem ser utilizados com precaução, pois podem causar irritação e alergia na pele.

    Os aromaterapeutas utilizam cerca de 30 plantas e flores para tratar a maior parte dos problemas.

    Os óleos essenciais são divididos em três categorias: os que tonificam o organismo e favorecem o bom humor; os que estimulam e regulam as principais funções do corpo; e os que têm um efeito calmante sobre o corpo e o espírito.

    Alguns exemplos:

    Óleo de Camomila – refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;
    Óleo de Cânfora – refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;
    Óleo de Cedro – sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;
    Óleo de Limão – refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;
    Óleo de Eucalipto – libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;
    Óleo de Gerânio – refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;
    Óleo de Jasmim – relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;
    Óleo de Manjerona – fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;
    Óleo de Patchouli – relaxante. Indicado na depressão e pele seca.
    Óleo de Pimenta Cinza – estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia;
    Os óleos essenciais possuem propriedades anti-sépticas reconhecidas, como as da Lavanda e do Gerânio, que são eficazes contra infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. São também apreciados pelas propriedades desintoxicantes do limão, alho, eucalipto e pelos efeitos calmantes junta à sensação de bem estar e harmonia que parecem produzir um efeito preventivo sobre as doenças

Imagem e Texto do google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)