Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, março 03, 2010

Ervas Medicinais&mel


companhe algumas ervas que ajudam e muito:





Além de deliciosas receitas, muitos alimentos oferecem para o corpo opções fáceis e baratas de cura para vários males. Com algumas dicas preciosas é possível usar os itens da geladeira e do porta-tempero para combater dores, indisposições, resfriados e problemas gastrintestinais.

Encontrar maneiras de ajudar o corpo a se curar por mecanismos próprios, mais naturais, é uma tendência cada vez mais forte. “A farmácia caseira, se usada de maneira bem orientada, evitando crendices milagrosas e infundadas, pode ajudar a desafogar as filas dos prontos- socorros ao permitir que as pessoas usem a capacidade de cura do próprio organismo para se tratar”, ressalta o farmacêutico e homeopata Adauto Luiz dos Santos, em entrevista para a BONS FLUIDOS.

Para ajudar você a começar a se cuidar de maneira natural, a revista faz uma lista dos alimentos mais seguros que são perfeitos para tratar alguns problemas muito comuns. Confira.

Gripe: açafrão
É um condimento com muitas propriedades terapêuticas. “Pessoas que têm imunidade baixa, sempre pegando gripes e resfriados, podem fortalecer o sistema de defesa do corpo com o uso do açafrão, ou cúrcuma”, explica o médico homeopata e fitoterapeuta Danilo Carneiro, de Goiânia. Mas ele tem uma ressalva: embora combata alergias, o açafrão em excesso também pode causá-las. Por isso, é preciso prudência ao consumi-lo.

Como usar
Ao perceber um princípio de gripe, salpique o açafrão misturado a gengibre em pó em sucos de frutas ricos em vitamina C, como a acerola e a camu-camu (da Amazônia). Adoce com mel.

Gengivite e dor de dente: cravo
O cravo-da-índia é muito usado por sua propriedade anestésica local, especialmente sobre as mucosas da boca e da garganta.

Como usar
Para atenuar o incômodo de inflamações brandas de boca e garganta, chupe e masque levemente alguns cravos-da-índia ao longo do dia. É importante usar o botão completo da flor, que inclui a pequena “coroa”. Para os problemas do aparelho digestivo, o mais indicado é o chá.

Dor de garganta: mel, limão e pimenta-caiena
Segundo o fitoterapeuta Adauto Luiz dos Santos, de São Paulo, o limão favorece a fluidez do processo antiinflamatório e auxilia na eliminação do catarro, o mel ajuda a desinfetar a região e a pimenta estimula a circulação local, potencializando os efeitos dos outros dois alimentos.

Como usar
Preencha metade de uma colher de sopa com mel de abelha e esprema um limão sobre ela. Depois, salpique com um pouco de pimenta, coloque na boca e sugue devagar. Uma segunda opção é preparar um chá com meio litro de água, um limão cortado em cruz, uma pitada de pimenta e mel. Ferva a água e o limão, acrescente a pimenta, espere esfriar, adoce com mel e beba.

Pesquisas da Net
Imagem do google

Ervas Medicinais


As ervas medicinais estão sendo uma opção para cura de muitas doenças a cada dia aumenta a procura de um tratamento alternativo o tratamento feito com as plantas medicinais pode ser realizado de diversas formas. Para folhas e flores utiliza-se o processo de infusão. Já para as partes mais ‘duras’ da erva, como raízes e cascas, deve-se utilizar a decocção.

Chá tradicional: a erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de meio minuto a ferver em recipiente tampado. Deixá-lo tampado por alguns minutos.
Infusão: a água fervente é despejada sobre as plantas, e o recipiente tampado durante 10 a 15 minutos. Ideal para flores e folhas. Podem ser utilizados: água, vinho, vinagre ou álcool.
Decocção: a planta é levada ao fogo brando entre 3 e 30 minutos.
Desligue o fogo, deixe descansar por alguns minutos, coe e tome em seguida.
Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.
Maceração: a planta fica de molho em água fria. O período é de 12 a 18 horas para as partes tenras da planta e de 18 a 24 horas para as partes mais duras. Aqueça tudo e, em seguida, coe e tome o chá.
Neste caso, as vitaminas e sais minerais não são alterados pela fervura.

Pesquisas Internet
Imagem do google

Existem muitas formas de se combater a tristeza.

Na maioria das vezes, a abordagem é espiritual ou relacionada ao modo como lidamos com os problemas.
O que costumamos esquecer é que a alimentação influi, e muito, na forma como nos sentimos ao longo do dia, até mesmo porque são nos alimentos que nosso corpo irá buscar tudo aquilo que de que necessita para funcionar em total harmonia.
Isso significa na prática que, se você se sente indisposto ou cansado, às vezes a culpa não é necessariamente do chefe que lhe deu tarefas demais naquele dia ou das crianças que resolveram ficar hiperativas, mas da ausência de alguma vitamina, mineral ou nutriente em geral que você, por descuido ou desinformação, deixou de consumir.

Pesquisas via internet

Himpnoterapia




Caracteriza-se pela entrada, voluntária, num estado de consciência alterada – transe - para fins terapêuticos. O praticante que se encontra sob hipnose experimenta sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos modificados fulcrais para o controlo da dor.



Objectivos:

Esta prática permite controlar sintomas de doenças ou a dor:

Facilitar o parto;
Eczema;
Febre-dos-fenos;
Dor de cabeça;
Infertilidade;
Síndroma do cólon irritável;
Esclerose múltipla;
Cessação tabágica;
Cirurgia;
Controlo do peso.

Fonte da pesquisas
http://apmedicinalternativa.wordpress.com/

Terapia do Sumo


A decomposição de grande parte das fibras dos frutos e legumes permite ao corpo extrair de forma mais eficaz as vitaminas, os sais minerais e outros nutrientes que constituem estes alimentos. Para além disso, a sua confecção permite a fácil absorção e rápida entrada dos nutrientes na circulação sanguínea.



Objectivos



Aumentar a imunidade;
Perder peso;
Preparar para o Jejuar;
Prevenir doenças cardiovasculares;
Tratar úlceras gástricas;
Prevenir infecções urinárias;
Prevenir e retardar o cancro da próstata.

Fonte das pesquisas
http://apmedicinalternativa.wordpress.com/

Quiroprática


Os efeitos do sistema músculo-esquelético e em especial da coluna vertebral, sobre o sistema nervoso e o impacto desta relação na saúde global de uma pessoa são o centro da quiropráctica. Crê-se que os desalinhamentos das vértebras da coluna vertebral provocam problemas de saúde porque inibem o funcionamento normal dos nervos. Os quiropráticos usam as técnicas de manipulação com as mãos para corrigir os desalinhamentos da coluna vertebral e outras doenças.



A Quiroprática pode ajudá-lo:

Dor lombar;
Dores de cabeça;
Fibromialgia;
Asma;
Cólicas,
Fobias.

Fonte das pesquisas
http://apmedicinalternativa.wordpress.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)