Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, março 12, 2010

Negócios Cósmicos


O KARMA se pode pagar com DHARMA, quer dizer, fazendo boas obras. Da mesma forma como podemos pagar as nossas dívidas com dinheiro neste plano físico, assim também podemos pagar o Karma com DINHEIRO CÓSMICO, ou Dharma, ficando assim livres da dor e do sofrimento.

A Justiça e a Misericórdia são as duas colunas da Lei Divina. A Justiça sem Misericórdia é tirania e a Misericórdia sem Justiça é condescendência com o delito. Por isso o Karma é negociável, e cada um pode modificar o seu próprio destino, fazendo um acordo com Deus: UM NEGÓCIO CÓSMICO.

Muitas pessoas que sofrem se lembram das suas amarguras desejando remedia-las mas se esquecem dos sofrimentos alheios, e nesse estado egoísta pioram a sua situação.

Se eles pensassem, se dedicassem a servir o seu semelhante, a dar de comer ao faminto, a vestir ao nu, a ensinar ao que não sabe, etc., colocariam boas obras no prato da balança cósmica para incliná-la ao seu favor e ficariam solucionadas suas necessidades. Assim compreendemos aquela frase Bíblica do CRISTO: “BUSCAI, POIS, EM PRIMEIRO LUGAR, O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA, E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS.”
Ninguém se lembra de Deus nem dos seus semelhantes senão quando estão no desespero, e isto é algo que todo mundo tem podido comprovar. Queres curar-te de uma doença? Cura a outro. Algum parente está na prisão? Trabalha pela liberdade dos outros. Tens fome? Comparte o pão com os que estão pior que tu. Quando você acabar de pagar o valor equivalente correspondente a cada karma, o castigo será levantado; senão irá pagá-lo com dor, nesta ou noutras vidas. Assim é a lei...

Uma maneira muito pratica de cancelar o karma, isto o temos comprovado inúmeras vezes, é conhecer, praticar e divulgar os ensinamentos gnósticos sobre a face da terra. Já que desta forma entregamos às pessoas as chaves para encontrar-se a si mesmas, para conhecer-se, mudar e viver melhor.
No mundo da Justiça Divina isto se constitui na moeda mais apetecida nos negócios, quer dizer, entregar estes sábios ensinamentos às pessoas é equivalente a negociar com dólares cósmicos.

Nosso Deus interior mostra-nos muitas vezes através dos sonhos e em símbolos o Karma ou castigo que nos vai ser cobrado. Exemplos: Sonhar que somos detidos pela polícia, ver-nos nus, molhar-nos na chuva, ser-mos atacados por um leão, tomar banho em água suja, etc. Para informação mais detalhada, veja a nossa secção O significado dos sonhos.

Se você tem um problema económico ou sentimental e quer uma solução perfeita: ao deitar-se reze, pausadamente, o Pai-nosso, como se estivesse falando com uma pessoa que se chama DEUS. Ao terminar de orar você diz: “Meu Deus, ajuda-me a resolver este problema”, e novamente reze o Pai-nosso e solicite a ajuda. Volte a repetir a Oração e a Ajuda até que adormeça. Deve fazê-lo com muita fé. É possível que nessa mesma noite seu DEUS interior lhe dê a resposta num sonho. Pode pedir a cura de uma doença, mas há que fazer obras, já que a fé sem obras é fé morta.

É possível conseguir créditos com a Justiça Divina. Isso muitos ignoram. É urgente saber que todo credito é pago com boas obras, ou com suprema dor.

O Karma na Bíblia.
A todos os investigadores sinceros da Bíblia, apresentamos-lhes a continuação uma série de passagens que de uma maneira ou outra falam da Lei do Karma.

Jesus o Grande Mestre, disse: “ENTRA EM ACORDO SEM DEMORA COM O TEU ADVERSÁRIO, ENQUANTO ESTÁS COM ELE A CAMINHO, PARA QUE O TEU ADVERSÁRIO NÃO TE ENTREGUE AO JUIZ, O JUIZ AO OFICIAL DE JUSTIÇA, E SEJAS RECOLHIDO À PRISÃO. EM VERDADE TE DIGO QUE NÃO SAIRÁS DALI ENQUANTO NÃO PAGARES O ÚLTIMO CENTAVO.” Mateus 5, 25-26.

Gálatas 6, 7-9: “NÃO VOS ENGANEIS: DE DEUS NÃO SE ZOMBA; POIS AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ. PORQUE O QUE SEMEIA PARA A SUA PRÓPRIA CARNE, DA CARNE COLHERÁ CORRUPÇÃO; MAS O QUE SEMEIA PARA O ESPÍRITO, DO ESPÍRITO COLHERÁ VIDA ETERNA. E NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM, PORQUE A SEU TEMPO CEIFAREMOS, SE NÃO DESFALECERMOS.”

Êxodo 21. 12; 23-25: “QUEM FERIR A OUTRO DE MODO QUE ESTE MORRA, TAMBÉM SERÁ MORTO. MAS SE HOUVER DANO GRAVE, ENTÃO DARÁS VIDA POR VIDA, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE, MÃO POR MÃO, PÉ POR PÉ. QUEIMADURA POR QUEIMADURA, FERIMENTO POR FERIMENTO, GOLPE POR GOLPE.”

1º Coríntios 6, 16: “OU NÃO SABEIS QUE O HOMEM QUE SE UNE A UMA PROSTITUTA, FORMA UM SÓ CORPO COM ELA? PORQUE, COMO SE DIZ, SERÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE.”

Quando há sexo entre duas pessoas, o Karma é transmitido de um para o outro. Com certeza você terá notado ao seu redor que muitas pessoas mudam a sua vida imediatamente após casarem. Exemplo: Se um homem com boa situação economia decide casar-se com uma mulher que tenha muito karma económico, ambos serão afectados e ao homem começará a faltar-lhe o dinheiro.
Esse tipo de karma é chamado KARMA-SAYA. Para uma maior informação veja a nossa secção Classes de Karma.

Levitico 20, 27: “O HOMEM OU MULHER QUE SEJAM NECROMANTES, OU SEJAM FEITICEIROS, SERÃO MORTOS: SERÃO APEDREJADOS; O SEU SANGUE CAIRÁ SOBRE ELES.”


Fonte das Pesquisas
http://www.anael.org/portugues/

Classes de Karma!


Para uma melhor compreensão da lei do karma, estudaremos a seguinte classificação:

Karma Familiar: A cada ser humano lhe corresponde um pai, uma mãe, uns irmãos, um marido/esposa e uns filhos. Com todos eles temos uma ligação através da Lei do Karma. Alguma coisa lhes devemos, e eles nos devem algo, de acordo como nos tenhamos comportado com eles em vidas passadas. Por isso as vezes nos toca filhos, pais ou irmãos loucos, monstros, siameses, leprosos, tuberculosos, toxicodependentes, alcoólicos ou epilépticos. Também podemos merecer uns pais e/ou filhos que nos maltratam e abandonam. Um marido que atraiçoa e maltrata a sua esposa e vice-versa.

Karma Colectivo: É cobrado a várias pessoas que tem Karmas individuais semelhantes. São reunidos e sofrem um acidente, uma inundação, uma seca, uma peste, epidemias, etc. ...Encontrei uma relação estável e não posso ter filhos, será esse o meu castigo?

Os felicito por estes ensinamentos que dia a dia fazem tomar consciência do porquê da nossa existência.





Karma Nacional: É o castigo que sofre toda uma nação, por exemplo; um terramoto, uma guerra civil, etc.

Karma Mundial: É o castigo que recebe toda a humanidade como consequência das suas más obras. Exemplo; as guerras mundiais.

Karma-Duro: É o Karma devido às más acções cometidas em vidas passadas. Ao não realizar suficientes boas obras na vida, o karma se desenvolve e temos de pagá-lo com muita dor e sofrimento. O Karma-duro não é negociável. Exemplo: a sida, o cancro, a epilepsia, etc.

Karma-Saya: É a união kármica que se verifica de cada vez que um homem tem relações sexuais ou fornica com uma mulher. Devido a essa união as duas pessoas compartem entre si Karmas e defeitos. No Karma-saya, o casal fica unido no livro do Karma. É uma ligação astral, sexual e Kármica.

Karma Individual: É o castigo ou consequência que recebe cada ser humano pelas suas más obras cometidas nesta ou em vidas passadas. Por causa deste Karma individual, uns nascem cegos, outros órfãos, outros tuberculosos, com cancro, lepra, epilepsia, com corpos monstruosos ou com deformações, siameses, etc. O Sábio Salomão já o referiu nos seus Provérbios: “O que o homem semear, isso colherá”.

Quem nasce cego?
A cegueira é um castigo à maldade cometida nesta vida ou em vidas passadas.

Quem fica com lepra?
A lepra é o castigo dado às pessoas supremamente egoístas, que ainda que tenham recursos não ajudam a ninguém. É o castigo ao egoísmo.

Quem nasce monstro?
A monstruosidade é o castigo dos mentirosos. Devemos lembrar que o que mente peca contra o Pai (DEUS), que é a verdade.

Quem sofre de esterilidade?
A esterilidade é o castigo para as pessoas que tem abortado os seus filhos em vidas passadas; para a mulher que há usado anticonceptivo, anéis ou tem realizado a laqueação das trompas, e para os homens que realizaram a vasectomia.

Quem nasce ou se torna louco?
A loucura é o castigo ou consequência para aqueles que tem estragado o cérebro com o abuso intelectual, drogas, álcool, masturbação, etc.
Em cada bebedeira, por exemplo, são destruídos 9 milhões de neurões cerebrais, como consequência o alcoólico pode nascer louco na próxima existência. Também é o castigo para aqueles que cultivam e comercializam drogas (marijuana, cocaína, L.S.D, etc.) Estas drogas destroem o cérebro, o corpo e a alma da juventude no mundo.

Quem sofre de tuberculoses?
A tuberculoses é o castigo ao materialismo, de àqueles que negam DEUS, ao seu sopro divino; eles sofrerão esta terrível doença.

Quem nasce siamês?
Os siameses nascem como castigo ou consequência a todos aqueles que fazem enxertos em plantas, animais ou órgãos de seres humanos.
Cada ser tem um corpo e uma alma diferente. Ao realizar um enxerto, a parte astral ou etérea fica unida e o castigo por isto é nascer siamês. Quando se enxertam órgãos humanos, o organismo os repele, já que a parte vital e astral do órgão enxertado é diferente e isto traz muitas consequências na saúde dos que realizam estes enxertos. Os frutos das plantas enxertadas não têm sementes, já que não são criados pela mesma natureza (não provêm de DEUS), portanto provocam desequilíbrios na natureza humana.

Quem fica ou nasce órfão?
É dado como castigo ou consequência para todos aqueles que abandonam aos seus filhos e/ou que costumam ter os filhos irresponsavelmente. Todo o sofrimento desses seres é-lhes acumulado e devem pagá-lo multiplicado.

Quem fica com cancro?
O cancro é uma doença incurável para a medicina oficial. A causa de esta doença é a fornicação. Fornicar é perder a energia sexual, e quando se atinge um número determinado de fornicações, em varias vidas, a pessoa sofre o terrível cancro. A possibilidade do cancro aumenta quando o ser humano consome alimentos ou animais alimentados com hormonas sintéticas que estimulam o crescimento e também quando a mulher utiliza anticonceptivos hormonais.

Quem sofre de raquitismo?
O raquitismo é a consequência do materialismo em vidas passadas.

Quem é abortado antes de nascer?
As mães que abortam, os pais que pagam para matar os seus filhos com a morte cruel do aborto, e os médicos que o praticam, morrerão ao ser abortados, tantas vezes como as que fizeram abortar, mais as suas consequências.
Os médicos estudam para salvar vidas e não para lhas tirar às crianças inocentes. Para uma informação detalhada em relação ao aborto, visita a nossa secção O Aborto.

Quem nasce homossexual?
O homossexualismo e o lesbianismo são as consequências por abusar ou negar o sexo. Os que enganam mulheres, assim como também aqueles que tem relações sexuais em partes do corpo não idóneas, correm o risco de nascerem homossexuais e/ou lésbicas. Na Gnosis aprendemos a respeitar a natureza; as relações pelo ânus, com animais, etc., fazem parte da degeneração sexual. Para conhecer o sábio e consciente uso do sexo, convidamos-te a visitar nossa secção O Poder do Sexo.

Quem nasce mudo?
O Evangelho de São João ensina-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” Segundo isto, no princípio, o Verbo, a palavra, era sagrada, mas dizer vulgaridades dirigidas ao sexo feminino tornou-se mais comum do que lavar-se as mãos. Todos eles têm desgraçado o Verbo, a palavra. As pessoas demasiado vulgares ou que maldizem a DEUS, correm o risco de nascerem mudas numa próxima existência.

A quem lhe toca ser mendigo?
Pessoas que foram em vidas passadas grandes multimilionários, avarentos e exploradores.
Pedir esmolas é o castigo para os grandes milionários que tudo monopolizam e que têm mais do que lhes correspondem, por causa da sua cobiça. Obtêm o dinheiro com a exploração e a dor do próximo. O Cristo disse: “Dai a cada dia o seu afã” e Samael Aun Weor nos ensina: “Onde termina a necessidade começa a cobiça”.

Como é interpretada a Varíola karmicamente?
É o resultado do ódio.

A quem lhe toca nascer com epilepsia?
É o castigo para os que invocam os mortos. Esta doença é incurável para a medicina oficial. A Bíblia diz-nos: “Maldito o que invoca espíritos de mortos”. Com isto verificamos que a Bíblia fala das almas dos mortos, e as pessoas que as invocam em sessões de espiritismo e/ou com a tábua ouija, correm o perigo de sofrer de essa penosa doença. Na Gnosis ensinamos que é melhor rezar o Pai-nosso e pedir-lhe a Deus.

Assim, o que rouba será roubado, mas multiplicado. O que mata será assassinado, com as consequências que são múltiplas...
Alguém mata outra pessoa, por exemplo, para roubar-lhe, por questões ideológicas, ciúmes, ira, etc. O que morreu deixa a sua esposa e filhos na miséria, desamparados. O assassino deve pois pagar diante das leis de DEUS a dor da viúva, a miséria, a fome e a orfandade das pobres criaturas.
É doloroso ver como inconsciente e selvaticamente, se mata um ser humano para lhe roubar uma boina ou um par de sapatos. Esses objectos não valem nada ante os terríveis castigos que deverá pagar o que comete esses actos.

Os que fazem sofrer e empobrecer aos demais, sofrerão fome e miséria durante muito tempo.

O que pesca com dinamite destrói a natureza e sofrerá terríveis Karmas e misérias, já que ao terminar com as espécies, semeia a fome que depois recolherá.

Ganham karma também, os médicos que realizam laqueação das trompas, vasectomia, colocam dispositivos intra-uterinos ou anéis e receitam anticonceptivos. Todas as consequências na saúde dessas mulheres e homens lhes serão cobrados a eles.

Ganham karma os que utilizam químicos que esterilizam a terra e os que utilizam hormonas de crescimento para fazer crescer rapidamente os animais. Muitas vezes pagamos parte do karma numa mesma vida. A doença kármica não é curada por nenhum médico.

Se fizemos mal, se desperdiçamos o dinheiro, se fomos avarentos, se exploramos ao próximo, se cometemos o erro de roubar ou arruinar aos outros, se fizemos mau uso do dinheiro, é evidente que iremos nascer numa família miserável, vestidos num corpo de mendigo, infelizes, famintos e desnutridos. Assim, cada um recolhe o fruto das suas próprias obras. Ver alguns exemplos.

Como conclusão, nossa vida actual é o resultado do que fizemos ontem, sendo o amanhã o resultado do que estamos fazendo hoje.

Fonte da Pesquisa
Imagem do google
http://www.anael.org/

O Que é um Karma?



É urgente e necessário saber que do mesmo modo como existem neste plano físico, ou terceira dimensão, diferentes tipos de leis que devemos cumprir, tribunais e juizes que se encarregam por velar pelo cumprimento das leis e castigar aos que as violem, também encontramos na quinta dimensão da natureza, na constelação de Balança, o tribunal da Justiça Divina, encarregado em administrar o Karma e o Dharma à humanidade, e indicar-nos através dos mensageiros divinos, a línea de conduta que devemos observar para equilibrar a nossa balança interior, assim como os requisitos que devemos cumprir para alcançar a realização ou perfeição, que é a razão principal pela qual nos encontramos no planeta terra.



Todos nós, na nossa actual existência, estamos recolhendo aquilo que semeamos nas nossas vidas passadas e, ao mesmo tempo, estamos semeando aquilo que recolheremos na nossa próxima existência.

Nunca entendemos isto, e é assim como a humanidade não poderá escapar a esta cadeia de consequências, já que quase nunca sabemos o porquê dos nossos sofrimentos. Quando uma pessoa semeia desgraças, provocando dano aos demais, na realidade isso mesmo virá a recolher. Essa é a lei do Karma.

A lei do Karma é aquela lei que ajusta, sábia e inteligentemente, o efeito a sua causa. Todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências.

Não devemos esquecer os provérbios Cristãos: “o que semeia raios colhe tempestades”; “com a vara com que medes serás medido”; “olho por olho, dente por dente”; “ o que a espada mata, a espada morre”

A lei do Karma governa todo o criado, e é uma lei imodificável. Ela é conhecida nas religiões como “justiça celestial”. Quem transgride uma lei cria dor para si mesmo.

Na Gnosis, a simbolizamos com uma balança. O prato direito corresponde às boas obras e é denominado DHARMA. O prato esquerdo corresponde às más acções e é chamado KARMA. Esta lei é também conhecida como a lei de acção e consequência, ou causa e efeito.

A lei do Karma nos controla e vigia a cada instante e por isso qualquer acto bom ou mau nas nossas vidas têm consequências. Todo o mal que façamos há que pagá-lo e todo o bem que façamos ser-nos-á recompensado. Deus nos deu livre arbítrio e podemos fazer o que queremos, mas temos que render contas de todos os nossos actos diante da justiça divina.

Quando um homem vem a este mundo traz o seu próprio destino e por isso uns nascem num colchão de penas e outros na desgraça. Se numa existência ferimos, agora nos ferem; se matamos, agora nos matam; se roubamos, agora nos roubam e assim, “com a vara com que medimos agora nos medem e com vantagem.”.

Cada pessoa esta inscrita no livro do Karma que se encontra no Palácio da Justiça Divina. Este palácio encontra-se na 5ª dimensão da natureza e é dirigido pelo mestre Anubis e os 42 juizes da lei. É possível verificar isto que acabamos de afirmar, para fazê-lo a pessoa deverá aprender a sair em corpo astral conscientemente.

Compreender integralmente a lei do Karma é indispensável para orientar o navio da nossa existência de uma forma positiva e edificante.

O Karma é uma lei de compensação e não de vingança. O Karma é um remédio que nos é aplicado para o nosso próprio bem; desgraçadamente, as pessoas em vez de inclinar-se reverentemente diante do Eterno Deus Vivente, protestam e/ou blasfemam, justificam-se a elas próprias, desculpam-se e lavam as mãos como Pilatos (Bíblia Cristã).

Quando protestamos, o KARMA não é modificado, em vez torna-se mais duro e mais severo. Reclamamos fidelidade ao conjugue quando fomos adúlteros nesta vida ou em vidas passadas. Pedimos Amor quando temos sido bárbaros ou cruéis; solicitamos compreensão quando nunca temos dado compreensão a ninguém. Queremos muitas bem-aventuranças quando temos sido a origem de muitas desgraças. Teríamos preferido nascer num lugar belíssimo e com muitas comodidades, quando em vidas passadas não soubemos oferecer um lar. Queremos que os nossos filhos nos obedeçam, quando jamais soubemos obedecer aos nossos pais. Incomodam-nos terrivelmente que sejamos caluniados, quando sempre fomos caluniadores e temos enchido o mundo de dor. Quer dizer, reclamamos aquilo que não soubemos dar...

É possível que em vidas passadas tenhamos sido maus e cruéis, por isso merecemos o pior, mas supomos que nos deveriam dar o melhor.

Quando a Lei Cósmica vai cobrar um Karma a uma pessoa, primeiro ela é submetida a um juízo interno. Se tem Dharma, quer dizer, se fez boas obras, não sofre nenhum padecimento, mas se não tem capital cósmico, paga com dor.

Geralmente as pessoas têm sonhos que lhes anunciam o que lhes vai acontecer; por exemplo: sonhar que a polícia nos vai meter na prisão, ver-nos nus, molhar-nos na chuva, etc. Para uma maior informação visita a nossa secção O significado dos sonhos.

Geralmente, quando a Lei nos cobra, pensamos que somos inocentes, que não devemos nada. Há ainda alguém que blasfema contra a justiça classificando-a de “injusta”. Mas sempre devemos lembrar-nos que a Lei a ninguém dá o que não merece. A cada um lhe dá segundo as suas obras.

Agora o leitor compreenderá porquê as prisões estão cheias de “inocentes”, pessoas que nesta vida não fizeram nada de mau, mas que em vidas anteriores praticaram delitos gravíssimos. Repetimos: A Lei de Deus não dá a ninguém o que não merece; a cada quem segundo as suas obras...

Há alguns que nascem em berços de ouro com todas as comodidades para preparar-se intelectualmente, e levam estilos de vida para muitos invejáveis; outros não tem a mesma sorte, mas também não sofrem na parte económica. No entanto, existem outros que sofrem espantosamente e devem mendigar para subsistir.
Há milionários que sofrem doenças incuráveis e não podem comer o que lhes apetece, por uma úlcera ou um outro mal-estar. Há muitos pobres que gozam de uma saúde formidável.
A Lei cobra a cada quem segundo as suas faltas.

A Justiça Cósmica pode ser comparada com uma grande entidade bancária
Aqui, no plano físico, se temos uma conta bancaria e consignamos constantemente (isto é o equivalente de fazer boas obras), nosso saldo aumentará. Se passamos um cheque (é o equivalente a pagar ou a ganhar um Karma), é lógico que o irão levantar.
Se retiramos maior quantidade de dinheiro cada dia (violando as leis de Deus), a nossa conta desce até ficar em negativo; nesse momento começamos a padecer, pagando com dor a dor que temos provocado.

Caso tenhamos más acções ou Karmas, significa que esgotamos o nosso capital cósmico. Se consignamos, ou seja, se fazemos boas obras aos nossos semelhantes, ganhamos Dharma, e saímos bem nos nossos negócios perante o Tribunal Cósmico. O resultado é felicidade, saúde e êxito nas nossas vidas.


Fonte da pesquisa
http://www.anael.org/

Mantra Sons da Iluminação!


Um mantra (tib. ngag / sngags, jap. shingon), proteção mental, é uma série de sílabas místicas que invocam a energia de um buddha ou bodhisattva. A repetição (sânsc. japa) de mantras no Vajrayana é tão importante que o buddhismo esotérico também é chamado Mantrayana, o Veículo do Mantra. Existem também os dharanis, mantras mais longos, e as sílabas semente (sânsc. bija) que sintetizam a essência da mente iluminada


Já que [as sílabas dos mantras] são os símbolos ou marcas do Dharma, elas são definidas como o selo de todos os buddhas. Já que a divindade e o mantra não são diferentes, elas são definidas com divindades por todos os yogis. Já que estas marcas têm a habilidade de abençoar o fluxo mental dos seres sencientes, elas são definidas com buddhas. Já que as bênçãos dos tathagatas estão misturadas com os fenômenos do amadurecimento kármico, elas são definidas como aparência. Já que a sabedoria dos buddhas abençoou as sílabas, elas são definidas como indivisíveis.
(Jamgön Kongtrül Lodrö Thaye, The Light of Wisdom)

U]m mantra não é nem uma "palavra mágica" nem um "encantamento". é um instrumento da representação e concentração mentais e por isso um recurso do poder mental (mas não de forças sobrenaturais). A raiz man significa "pensar", enquanto o sufixo tra exprime um instrumento, um recurso de acionamento. O efeito do mantra não depende, por conseguinte, de sua entonação — este é outro mal-entendido amplamente divulgado —, mas sim da atitude mental, das associações conscientes e inconscientes que são criadas através da intuição e dos exercícios a ela ligados.

(Lama Anagarika Govinda, Reflexões Budistas)

A relação entre a fala, a respiração e o mantra pode ser melhor demonstrada através do método pelo qual o mantra funciona. [...] Através da pronunciação repetida, pode-se obter controle sobre uma determinada forma de energia. A energia do indivíduo está fortemente ligada à energia externa, e uma pode influenciar a outra. [...] É possível influenciar a energia externa, efetuando os assim chamados "milagres". Tal atividade é realmente o resultado de se ter controle sobre a própria energia, através do qual se obtém a capacidade de comando sobre fenômenos externos.

(Chögyal Namkhai Norbu, Dzogchen)

Para contar as recitações, geralmente se utiliza um rosário (sânsc. mala, japamala, tib. trengwa / phreng ba) de cento e oito contas. Na prática, considera-se que uma volta do rosário equivale a cem mantras; os oito restantes servem para compensar os mantras recitados distraidamente.

O mantra mais conhecido do buddhismo tibetano é Om Mani Padme Hum (os tibetanos pronunciam Om Mani Peme Hum), associado ao bodhisattva da compaixão, Avalokiteshvara. Nesse mantra, a sílaba Om representa a presença física de todos os buddhas. A palavra Mani, que em sânscrito significa jóia, simboliza a jóia da compaixão de Avalokiteshvara, capaz de realizar todos os desejos. A palavra Padme significa lótus, a bela flor que nasce no lodo; do mesmo modo, devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas. A sílaba Hum, representando a mente iluminada, encerra o mantra.


Os mantras nem sempre possuem um significado claro e muitos deles são compostos por sílabas aparentemente ininteligíveis. Mesmo assim, eles

são efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacífica, integrando-a automaticamente na concentração. Eles fazem a mente ser receptiva às vibrações muito sutis e, portanto, aumentam sua percepção. Sua recitação erradica as negatividades grosseiras e a verdadeira natureza das coisas pode ser refletida na claridade resultante em sua mente.
(Lama Zopa Rinpoche, Wisdom Energy)

Como atuam os mantras? O som exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente. E pode acalmar-nos e dar-nos prazer ou ter influência desarmoniosa, gerando uma sensação sutil de irritação. O mantra é ainda mais poderoso do que um som comum: é como uma porta que se abre para a profundidade da experiencia. Visto que os mantras não têm sentido conceitual, não evocam respostas predeterminadas. Quando entoamos um mantra, ficamos livres para transcender os reflexos habituais. O som do mantra pode tranqüilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.

(Tarthang Tulku, A mente oculta da liberdade)

[R]ecitamos e meditamos sobre o mantra, que é o som iluminado, a fala da divindade, a união do som com a vacuidade. [...] Ele não possui uma realidade intrínseca, é simplesmente a manifestação do som puro, experienciado simultaneamente com sua vacuidade. Através do mantra, não nos apegamos mais à realidade da fala e do som encontrados no cotidiano, mas os experienciamos como sendo vazios. Então, a confusão do aspecto da fala de nosso ser é transformada na consciência iluminada.

(Kalu Rinpoche, The Dharma)


Fonteda Pesquisa do Texto e Imagem

http://www.dharmanet.com.br/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)