Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, março 15, 2010

GNOSIS - SABER UNIVERSAL






A Gnosis é um Saber Universal encontrado, com concepções simbólicas similares, em todas as culturas dos povos antigos, camuflado em belas obras de arte, nas sinfonias musicais dos grandes mestres, em arquiteturas carregadas de símbolos sagrados, em obras de teatro enunciadoras de princípios transcendentais, ou delicadamente disfarçados em esculturas que, no seu mutismo, transmitem ao espectador enormes verdades filosóficas e místicas, bem como nas danças maravilhosas do passado, nos cultos, tradições, mitos e lendas de diferentes latitudes, etc. Tudo isso contendo mensagens lendárias dirigidas à consciência adormecida dos seres humanos, buscando despertá-la e fazê-la partícipe da realidade subjacente nos domínios inalteráveis do espírito humano.

Gnosis é o conhecimento que brota de nosso interior de forma intuitiva e natural, independente de raciocínios, conceitos, teorias, ou qualquer outro processo mental.

Foram gnósticos os antigos cristãos, os antigos maçons, os antigos rosa-cruzes, os templários, os celtas, os druidas, os alquimistas medievais etc. Foram gnósticos Fu-ji, Zoroastro, Krishna, Maomé, Jesus, Pitágoras, Hermes Trismegisto, Paracelso, Dante Alighieri, Virgílio e tantos outros seres que, em épocas e rincões diversos, trouxeram a luz da Gnosis, que brotou de seu ser, para a humanidade.

São livros de sabedoria gnóstica os Vedas, o Alcorão, a Bíblia judaico-cristão, o I Ching, o Baghavad Gita, etc. Um dos livros mais importantes para o estudo profundo do gnosticismo é a Pistis Sofia, recentemente descoberto em manuscritos coptos, cuja autoria é atribuída ao apóstolo Felipe, que o teria escrito conforme ditado pelo próprio Mestre Jesus.

OS TRÊS FATORES DE REVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA


A Gnosis ensina que a Auto-Realização Íntima do Ser pode ser alcançada através da prática de Três Fatores de Revolução da Consciência:

1º Fator: MORTE - A descoberta e eliminação de nossas debilidades e defeitos, aqueles elementos psicológicos em nosso interior que travam o nosso progresso espiritual. É morte do ego, dos eus psicológicos (Luxúria, Orgulho, Ira, Preguiça, Cobiça, Inveja, Gula). No Egito, os egos eram conhecidos como Demônios Vermelhos de Seth; no Tibet foram denominados Agregados Psíquicos; Jesus, o Cristo, os denominava Legião. Estes defeitos psicológicos submeteram nossa Consciência a um sono profundo, do qual devemos despertar. Como lida com mudanças psicológicas através da eliminação de tais elementos, o primeiro fator é chamado Morte, ou Morrer.

2º Fator: NASCIMENTO - O despertar das faculdades e poderes latentes em nosso Ser Interior, através da Transmutação das nossas Energias Sexuais. União amorosa entre homem e mulher (conhecido como Maithuna no Yoga Tântrico). Este é o nascimento alquímico que corresponde à sábia manipulação das energias criadoras, indispensável ao desenvolvimento da consciência. Conhecido nas antigas Escolas de Mistérios como Alquimia, Pedra Filosofal, Matrimônio Perfeito, Tantrismo, etc. O segundo fator é chamado Nascimento.

3º Fator: SACRIFÍCIO – Significa levar à toda a humanidade, à todos os que buscam, a Chave, a Gnosis ou Conhecimento Espiritual através do qual poderão atingir sua Auto-Realização e unir-se definitivamente com seu Deus Interior. Significa também trabalhar com a Caridade Universal através de serviços desinteressados de tipo social. Como esse processo lida com Sacrifício Voluntário pela Humanidade, o terceiro fator é chamado Sacrifício, ou Sacrifício pela Humanidade.

Fonte para pesquisas: www.gnosisonline.org
Fonte origem

http://ceudaboapalavra.blogspot.com

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)