Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 28, 2010

Medicina fitoterapica Oriental

Alecrim



Propriedades Terapêuticas: Excelente para os rins e vesícula biliar e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita a menstruação, combate a gota, icterícia, é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar as aftas, estomatites e gengivites. Asma: o fumo de alecrim (reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma). Reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente. Anti-séptico bucal: infusão comum. Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou sumo.





Cogumelo Japonês - Shitake




Propriedades Terapêuticas: As propriedades medicinais do Shiitaké são conhecidas há muito tempo. Pela milenar medicina oriental é conhecido como "elixir da vida" pelas suas qualidades no combate a inúmeras doenças, e um importante factor de longevidade. É considerado também um importante afrodisíaco. É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% do seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras.



Cogumelo Japonês - Maitake




Propriedades Terapêuticas: Tem sido premiado na tradicional fitoterapia japonesa como um adaptogénico, o que significa equilibrar os sistemas do organismo para valores normais. Pesquisadores chegaram à conclusão, que todo o Maitaké tem propriedades fantásticas para regular a tensão arterial, a glucose, insulina e ambos os lípidos hepáticos, como o colesterol e triglicéridos e fosfolípidos, podendo eventualmente ser bom para a regulação do peso. Para obter aqueles benefícios adaptogénicos, o melhor seria recomendar todo o Maitaké.




Salgueiro



Curiosidades: No Oriente, o salgueiro conta na sua família com outras espécies anãs que são cultivadas sobretudo para a obtenção de vime, destinado à confecção de cestos, cadeiras e de açafates. O salgueiro é a planta mágica de Saturno. Dele se pode tirar uma grande força moral e mesmo a faculdade de dominar os espíritos, sobretudo nos dias de Saturno, em que é particularmente activa. Com ele são ainda feitas as famosas varas talhadas em quilha e utilizadas para procurar os lençóis de água subterrâneos.

Fonte da pesquisa e Imagens
http://luzcardoso.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)