Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 31, 2010

Folha da Fortuna*Costa*


Nome: Kalanchoe, folha da fortuna, Saião, coirama, erva da costa, orelha de monge, folha milagrosa - Kalanchoe pinnata

Família: Crassulaceae

O Calanchoe é popularmente conhecido como saião roxo, coirama vermelha ou folha da fortuna. Trata-se de um subarbusto de ramos herbáceos cobertos de penugem. As suas flores de coloração rósea apresentam-se em cachos no ápice dos ramos, as folhas são ovais, arredondadas na base e serrilhadas nas bordas. Os frutos são constituídos de pequenas cápsulas contendo sementes.
Em geral apresenta grande durabilidade e por isso é muito utilizada em vasos em ambientes internos, já que também não se adequa bem à luz solar direta. Pode ser também plantada em jardins, preferindo locais bem iluminados, porém com iluminação indireta e longe de luzes artificiais.
Por acumular muita água precisa de poucos cuidados com a rega. No verão pode ser regada apenas duas vezes semanalmente e no inverno apenas uma ou quando o substrado estiver começando a ressecar.
O período de florada vai em geral do início do inverno ao fim da primavera. Pode ser encontrada com flores vermelhas, rosas, laranjas, brancas, amarelas e talvez outras cores.


É usada como uma panacéia (remédio para todos os males) pela população indígena e ribeirinha e na medicina tradicional de outras regiões brasileiras e de outros países ao longo do mundo há centenas de anos.

Curiosidades: A planta se multiplica através das folhas e talos, as folhas brotam com muita facilidade quando caem na terra, se enterrar parte da folha ela nasce. Existe uma crença popular que diz que pra saber se a casa tem prosperidade é só prender uma folha de Kalanchoe num prego na porta da casa e se ela brotar significa que a casa é prospera, por isso Folha da Fortuna.

Origem: África

Uso Terapêutico: como tônica e no tratamento de úlceras, gastrite, asma, tosse, aftas, calos, leucorréia, inflamações na gengiva, no intestino e nos tendões, usadas também no tratamento de lesões, abcessos, erisipelas, queimaduras e de osteoporose. Possui atividade anti-malarial e anti-histamínica.

Propriedades medicinais: atividade antimicrobiana, atividade antimigranosa (ação analgésica em dores de cabeça), aumenta o sistema imunológico, ação cicatrizante na pele, por bloquear substâncias como histaminas, ela atua no processo alérgico, erisipela, antiviral, antifúngico, dores de ouvido e Leishmaniose, relaxante muscular, diurética e febrífuga.


Parte utilizada: Folhas, geralmente em forma de cataplasma ou batida com água via oral.

Constituintes Químicos: O seu efeito imunossupressor deve-se a presença de ácidos graxos, a exemplo de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido araquidônico. A propriedade anti-leishimanial (Leishmaniose) é atribuída a ativação de intermediários do óxido nítrico, enquanto que a propriedade antibacteriana está relacionada a briofilina, um antibiótico natural.
Existem uma diversidade de constituintes químicos que são responsáveis por todas estas propriedades terapêuticas. Dentre eles destacamos os flavonóides, que auxiliam no processo de cicatrização, cálcio, ácido succcínico, ácido málico, ácido cítrico e ácido lático. Também existem aminoácidos como arginina, que é anti-cancerígeno e fertilizante; glicina, que reduz a quantidade de ácido úrico no organismo e histidina. Os bufadienolídeos que estão presente nas folhas de Kalanchoe pinnata promovem uma atividade anti-tumoral; dentre eles destacamos o 12-O-tetradecanoilforbol-13-acetato e a briofilina, sendo que esta última exibiu uma inibição do tumor mais acentuada entre as combinações testadas.

Conta indicações: Pessoas com Hipotireoidismo e hipotensão (pressão baixa) grave.


http://diariodeumahortamedicinal.blogspot.com/

"PRANAYAM"







O nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar.

Na verdade eles são diferentes: o direito representa o Sol, o esquerdo, a Lua.
Durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar.Dentro de cerca de cinco minutos a dor de cabeça deve ir embora.
Se você se sente cansado, faça o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviada.
O lado direito pertence ao "quente" (Sol) por isso esquenta rapidamente, o esquerdo pertence ao "frio"(Lua)
A maior parte das mulheres repira com o lado esquerdo do nariz, então se resfriam rapidamente.
A maioria dos homens respira pela narina direita e isso os influencia.



Repare no momento em que acordamos, qual dos lados respira melhor , ou mais? Direito ou esquerdo?
Se for o esquerdo você se sentirá cansado. Então, feche a narina esquerda e use a direita para respirar, você se sentirá aliviado rapidamente.

Isso pode e deve ser ensinado às crianças, mas é mais efectivo quando praticado por adultos.
Um amigo costumava ter fortes dores de cabeça e sempre ia ao médico.
Houve um tempo em que sofria de dores de cabeça literalmente todas as noites,ficando incapacitado para estudar
Ele tomava analgésicos , mas não funcionavam.
Ele decidiu tentar esta terapia de repiração: fechava a narina direita e respirava pela esquerda.
Em menos de uma semana sua dor de cabeça foi-se. Continuou o exercicio por um mês.
Essa terapia alternativa natural, sem medicamentos é algo em que ele tem experiência.
Então, por que não tentar?

Imagem e texto da Pesquisa
http://luzcardoso.blogspot.com/


Namastê!

Alforva




NOME EM LATIM: Trigonella foenum-graecum L.
FAMÍLIA: Leguminosas
Outros Nomes: Fenacho, feno-grego, ervinha,
alfarva, alforba, alforna.
REFERÊNCIAS HISTÓRICAS: A alforva é uma das plantas medicinais mais antigas. O papiro de Ebers, documento médico egípcio do século XV a.C., já a recomenda como emplastro para curar as queimaduras. Hipócrates salienta as propriedades curativas da mucilagem contida na sua farinha. Nos países árabes ainda se cultiva como planta forraginosa para o gado. Deu--se-lhe o nome de foenum-graecum (feno grego) porque se cultivava abundantemente em todos os países mediterrâneos, e em especial na Grécia, apesar da sua proveniência ter sido originalmente o Médio Oriente.
DESCRIÇÃO: Planta que não costuma ir além de meio metro de altura. Produz umas vagens estreitas e compridas, curvas, dentro das quais se encontram entre 10 a 20 sementes amarelas. Toda a planta tem um cheiro característico não muito agradável.
Habitat: Planta originária do Médio Oriente, introduzida na Europa Ocidental a partir da Idade Média. Cresce entre as searas e nas terras de lavoura.
PROPRIEDADES E INDICAÇÕES: As sementes da alforva são muito ricas em mucilagens e em proteínas. Em uso interno têm uma suave acção laxante, além de desinflamar e proteger todas as mucosas digestivas (acção emoliente das mucilagens (1,2). Disto resulta que se estimulem todos os processos digestivos, facilitando um melhor aproveitamento de outros alimentos.
Embora se disponha hoje de outros tipos de reconstituintes, a Farinha de sementes de alforva continua a ser um remédio muito aconselhável para quem sofre de falta de apetite, magros e anémicos (1). Provoca o aumento do apetite e permite engordar de maneira natural. Tem-se utilizado com êxito na convalescença dos tuberculosos.
Como, além de tudo o mais, a alforva fornece ainda proteínas de fácil assimilação (27% do peso das sementes), minerais (ferro, fósforo, enxofre) e vitaminas, as mulheres orientais utilizam-na para arredondar as suas formas, satisfazendo assim o gosto estético dos esposos.
Talvez a aplicação da alforva hoje mais generalizada seja a externa. A decocção feita com sementes de alforva produz uma pasta rica em mucilagens, muito eficiente nos seguintes casos:
• Hemorróidas: Aplicada directamente sobre o ânus (3) em forma de cataplasma fria, ou em banho de assento (4); desinflama-as e reduz-lhes o tamanho.
• Afecções da pele: Feridas de difícil cicatrização, úlceras da pele, gretas dos mamilos e dos lábios, aplicada em cataplasmas; limpa e permite a sua cicatrização. É igualmente útil no caso de abcessos, furúnculos ou borbulhas infectadas, e na celulite, já que favorece a drenagem e limpeza da pele (3).
• Articulações inflamadas ou dolorosas (artrites, artroses, reumatismo articular): Também em forma de cataplasma quente (3).
PARTES UTILIZADAS: As sementes.

Fonte da pesquisa
http://www.saudelar.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)